Minha experiência com o desfralde

quinta-feira, 10 de setembro de 2015
Olá!

Hoje eu vim contar pra vocês como foi minha experiência com o desfralde da Isadora. Ela está com 2 anos e 2 meses e me surpreendi com a rapidez que ela conseguiu aprender a fazer xixi no pinico, e percebi que se eu quisesse poderia ter começado antes. Além dela estar na idade de deixar as fraldas, com a chegada da Manuela o gasto com fraldas seria muito grande.

Já fazia um tempo que eu vinha ensaiando tirar a fralda da Isa, e numa quarta de manhã eu acordei e decidi que iria começar o desfrade naquele dia (sou dessas que decidem as coisas do nada). Sentei com ela e expliquei o que iria acontecer, falei que a mamãe não ia colocar a fralda mais nela, que agora ela já era uma mocinha e que já podia usar calcinha igual a mamãe e mostrei o pinico pra ela e falei pra pedir quando ela sentisse vontade de fazer xixi.

Ok, tudo muito bem explicado, tudo muito lindo na teoria... mas....o primeiro dia foi aquele caos! A Isa fez xixi em vários lugares da casa, no sofá, no chão da cozinha do meu quarto do quarto dela menos no pinico! Molhou 3 calças, 3 shorts dei um banho mas no restante do dia limpei com lencinho umedecido. Ufa! Primeiro dia se foi!

No segundo dia, continuei firme. Minha amiga Carla disse que quando foi fazer o desfralde da filha dela deixou sem fralda e perguntava se ela queria fazer xixi e  levava de meia em meia hora para sentar no pinico.

Este método não funcionou muito com a Isa, pelo contrário foi criando um trauma nela. Talvez por minha culpa, porque na correria do dia, eu acho que eu perguntava demais ou levava ela em menos de meia hora de cada vez ao pinico ou as vezes demorava mais e ela já tinha feito o xixi no chão.

Mas foi criando uma consciência nela de que ela precisava avisar que queria ir ao banheiro. Só que ela avisava quando já estava fazendo ou tinha feito o xixi. Daí então, percebi que só o que eu precisava era de paciência até que ela percebesse os sinais do corpo dela e pedisse antes de fazer. E foi mesmo só uma questão de tempo, e como disse no começo do post, pouco tempo. O processo todo não levou mais de uma semana. E fiquei muito feliz no primeiro dia que ela correu até o pinico e fez o xixi sozinha, e quis se limpar sozinha também!

Eu senti que o mais importante era fazer o desfralde sem criar trauma nela. Sem ficar brava quando ela fazia fora do pinico.

Claro que ela as vezes ainda faz na xixi na calça, ainda mais quando está muito concentrada em uma atividade e não quer parar de brincar. Confesso que já perdi a paciência sim, ainda mais no inverno que está SP ter várias calças molhadas e ter que esperar secar na lavanderia do apartamento não é legal...rs. Mas na mior parte do tempo tento sempre manter a calma, e lembrá-la que o xixi tem que ser feito no pinico.

Por enquanto eu só fiz o desfralde do dia. O da noite, ainda vai demorar um pouco, provavelmente eu vou esperar o verão para começar. Apesar de que por várias vezes ela acordou com a fralda seca.

Quando fazemos saídas muito longas de carro, eu ainda coloco fralda nela, para que evite um acidente dentro do carro.

Bom é isso, espero que minha experiência ajude alguma mãe que esteja neste memso momento do desfralde que eu!

Até a próxima!

Por Vívian Duarte

0 comentários:

Postar um comentário