O que NÃO dizer para uma grávida no final da gestação, e logo após o parto

segunda-feira, 7 de setembro de 2015
Olá mamães! Tudo bem com vocês?

No post de hoje eu vim contar algumas frases que eu mesma escutei e outras que já ouvi outras grávidas e recém mães escutarem e que podiam não ter sido ditas... se você já falou alguma destas para alguém e não foi por maldade, não se preocupe algumas delas eu mesma já falei e depois que eu escutei percebi o quanto incomodam.

Agora se você pegar uma grávida ou mãe desbocada pela frente, cuidado! Você vai falar o que não deve e pode ser que você ouça o que não quer ou até mesmo se deparar com uma crise de choro (fácil de acontecer...)

Vamos a elas!

- Sua barriga está tão pequena... que bom né, assim você volta logo ao seu corpo depois que o bebê nascer.
(Será que esta é mesmo a maior preocupação da mãe? Voltar logo ao corpo que tinha antes da gravidez?)

- Que tipo de parto você escolheu?
(Esta frase pode ser bastante incômoda principalmente se a grávida não pode escolher...como por exemplo ter que fazer uma cesárea por conta de uma pré eclampsia, que foi  meu caso...

- Nossa, nem parece que seu bebê já nasceu, sua barriga ainda está grande...
(Alôoooo, a barriga não volta ao normal logo após o parto, leva algum tempo ok?)

- Vai se arrumar, fazer as unhas, o cabelo, maquiagem! Tira este pijama!
(Muitas mães só queriam mesmo é ter tempo pra dormir, e isso dá pra fazer sem unha feita, o cabelo despenteado e de cara lavada! Dê tempo ao tempo para a mãe se adaptar a nova rotina! Muitas vezes só o que queremos é compreessão e ajuda.

- Nossa, você demorou pra contar sobre sua gravidez! Ou você contou rápido demais, e se não vingar?
(Na minha terceira gestação, eu demorei para contar pra todo mundo, colocar no mural do facebook,etc. eu não estava a vontade pra contar, e teve até gente que se sentiu ofendida por isso... pode?! rs e dizer que a gestação pode não vingar no caso da grávida contar logo chega a ser macabro né?affff ).

- E esse bebê aí, não vai nascer não?
(acho que todas as grávidas já escutaram isso no final da gravidez, e afff como cansa ouvir isso! Até porque quem deveria decidir é o bebê e não a pessoa incomodada né?

- Você teve estrias?
(no me caso podia responder que não, apesar de não ser da conta de ninguém, mas e quando a pergunta é para as grávidas que tiveram estrias? "Sim, virei um mapa mundi". Desnecessário né?)

- Não gostei do nome que você escolheu pro seu bebê...
(eu escutei isso de uma pessoa da família, e não foi só uma vez...)

- Se eu fosse você, não tentaria parto normal, conheço uma amiga que morreu tentando...
(eu escutei isso no final da gestação, a gente já está pilhada com mil coisas na cabeça não precisa escutar uma história de terror né?!

- Um é bom, dois é pouco, mas três? Ahhhh três é demais!
(escutei isso na minha terceira gestação...)

- Grávida de novo? Nossa,você é muito corajosa...

- Com quem será que vai parecer? O seu marido tem sangue forte! Os filhos são a cara dele!

- Quantos kilos você engordou?
(Constrange a que ganhou muito peso e preocupa a que ganhou pouco)

- Com duas crianças pequenas em casa, você nunca mais vai dormir!

- Que barriga bonita! Posso passar a mão?
(Comigo já tentaram levantar minha blusa para passar a mão, mas eu consegui me sair da situação. Espere a resposta da grávida se pode ou não passar a mão, muitas ou a maioria não gostam!

- Logo após o parto: Você está precisando de ajuda?
(me desculpe a franqueza, mas quem quer ajudar vem e ajuda! Toda mulher pós parto precisa de ajuda! Ainda mais se ela tem outro(s) filhos. Então, vá até a casa da nova mãe e se ofereça para passar um pano no chão, preparar alguma refeição, estender roupa no varal, ou até mesmo ficar com os outros filhos para que ela possa descansar.
Gostaria de deixar aqui o meu agradecimento a minha mãe, e a minha cunhada Amanda que mesmo morando muuuiiiitoooo longe de mim, mesmo tendo seus trabalhos e seus afazeres em casa, vieram aqui e me ajudaram da maneira que podiam, muito obrigada!!

Bom estas foram algumas das frases mais comuns que eu e algumas amigas ouvimos. Espero que tenham gostado!

Por
Vívian Duarte


0 comentários:

Postar um comentário